Tuberculose no pulmão: dos sintomas ao tratamento.
- Dr. Rafael Malta

- 1 de ago. de 2024
- 2 min de leitura
Atualizado: 17 de ago. de 2024

A Tuberculose é uma infecção causada pela micobactéria. Afeta principalmente os pulmões e pode ser grave. A BCG, vacina que deixa a marquinha no braço, protege contra as formas graves da doença por isso a importância da vacinação, sabendo que no Brasil esta é uma doença bastante prevalente.
As bactérias que causam a tuberculose são espalhadas quando uma pessoa infectada no pulmão tosse ou espirra. A maioria das pessoas infectadas com a bactéria que causa a tuberculose não apresenta sintomas.
Quando ocorrem, os sintomas geralmente incluem:
tosse (às vezes, com sangue);
perda de peso;
sudorese noturna;
febre.
Os pacientes com sintomas manifestos precisam de um longo tratamento com vários antibióticos mas a boa notícia é que este tratamento cura a doença e evita a progressão e sequelas.
A Tuberculose pulmonar pode matar, porém, o diagnóstico é simples e o tratamento, ainda que prolongado, é disponível gratuitamente pelo SUS de forma que você pode se consultar com seu médico especialista de preferência no setor privado e conseguir as medicações de forma gratuita.
Como saber se estou com Tuberculose?
Tosse por 3 semanas ou mais, seca ou com catarro, deve ser um alerta para investigar a Tuberculose. Isso é importante para que o diagnóstico por meio dos exames seja feito o quanto antes para iniciar o tratamento.
Com o início do tratamento, a transmissão tende a diminuir gradativamente, e em geral, após 15 dias, o risco de transmissão da doença é bastante reduzido.
O bacilo é sensível à luz solar e a circulação de ar possibilita a dispersão das partículas infectantes. Por essa razão, ambientes ventilados e com luz natural direta diminuem o risco de transmissão. A etiqueta da tosse, que consiste em cobrir a boca com o antebraço ou lenço ao tossir, também é uma medida importante a ser considerada.
O tratamento dura 6 meses e necessita de um acompanhamento muito de perto com o médico.
O Médico Infectologista é o médico mais capacitado para lidar com a Tuberculose bem como para manejar eventuais intolerâncias às medicações.







Comentários