Quem pode tomar PEP e onde pegar?
- Dr. Rafael Malta

- 26 de jul. de 2024
- 2 min de leitura
Atualizado: 17 de ago. de 2024

Você já ouviu falar de PEP? Profilaxia PÓS exposição. Esta é uma modalidade de prevenir o HIV mesmo já tendo sido exposto a ele nas últimas 72 horas, isto é, um esforço medicamentoso para evitar que o vírus que já circula no organismo se aloje definitivamente e se multiplique causando uma doença incurável.
É importante ressaltar que é possível neutralizar o vírus com medicações de emergência após uma exposição desprotegida em uma relação sexual. Vamos falar um pouco sobre PEP.
Pílulas de emergência para o HIV: PEP
Qualquer pessoa que possa ter tido exposição ao HIV nas últimas 72 horas deve falar com um profissional de saúde sobre como e onde pegar PEP. A PEP é fornecida gratuitamente pelo SUS.
A PEP pode ser capaz de interromper a progressão do vírus para a infecção, especialmente se uma pessoa a tomar o mais rápido possível após a exposição potencial. Uma pessoa toma PEP por 28 dias. Um médico os monitora para o HIV depois.
Você não precisa ter certeza que parceiro tem HIV para tomar PEP, a exposição de risco já é suficiente para justificar a profilaxia.
A PEP não é 100% eficaz, por isso é importante usar técnicas preventivas, como proteção de barreira e práticas seguras de injeção durante o uso de PEP. Podem haver efeitos colaterais porém na maioria dos casos, eles nem aparecem, e mesmo quando aparecem podem sumir rapidamente.
Nunca abandone a PEP sem se consultar com o médico especialista.
Para entender sobre PEP, quando realizar e seu acompanhamento consulte um médico especialista. O Infectologista é o especialista indicado para o melhor manejo diagnóstico e terapêutico de situações de risco para o HIV.







Comentários