Quais os sintomas do HIV?
- Dr. Rafael Malta
- 17 de jul. de 2024
- 2 min de leitura
Atualizado: 31 de jul. de 2024

Os sintomas do HIV dependem em que fase da doença o paciente está.
Primeiros sintomas do HIV
Durante o estágio 1, algumas pessoas podem não apresentar sintomas por meses ou até anos após contrair o vírus.
Dito isto, dois terços das pessoas com HIV desenvolvem sintomas semelhantes aos da gripe 2 a 4 semanas após contrair o vírus, como:
Febre
Náusea (enjoos)
Diarreia
Cefaléias (dor de cabeça)
Calafrios
Sudorese (suor intenso), principalmente à noite
Glândulas aumentadas ou gânglios linfáticos inchados (ínguas)
Erupção cutânea difusa
Fadiga e fraqueza
Dores musculares e nas articulações
Dor de garganta
Esses sintomas são chamados coletivamente de "síndrome retroviral aguda". Eles resultam do sistema imunológico lutando contra a infecção. Veja como parece muito com uma quadro de GRIPE!
Se as pessoas apresentarem esses sintomas e acharem que podem ter entrado em contato com o HIV, devem fazer o teste IMEDIATAMENTE! Quanto antes o diagnóstico, melhor as taxas de resposta positiva ao tratamento!
HIV assintomático
Durante o estágio 2, as pessoas podem não apresentar sintomas de HIV, às vezes por anos.
No entanto, o vírus continua a se desenvolver e danificar o sistema imunológico e os órgãos. Sem tratamento, esse processo lento pode continuar por 10 anos ou mais, ou progredir mais rapidamente.
Tomar o coquetel pode interromper esse processo e suprimir completamente o vírus.
HIV em estágio avançado
Se uma pessoa com HIV não recebe tratamento eficaz, o vírus enfraquece a capacidade do corpo de combater a infecção, expondo-o a doenças graves.
Os sintomas em AIDS incluem:
Visão turva
Tosse seca
Suores noturnos
Manchas brancas na língua ou na boca
Falta de ar, que é chamada de dispneia
Glândulas inchadas que duram semanas (ínguas)
Diarreia, que geralmente é persistente e crônica
Uma febre de mais de 37,5°que dura semanas
Fadiga contínua
Perda de peso não intencional
Uma pessoa com estágio 3 tem um risco significativamente maior de desenvolver uma doença com risco de vida. No entanto, ao tomar outros medicamentos junto com o tratamento do HIV, uma pessoa com estágio 3 pode controlar, prevenir e tratar complicações graves.
Para evitar a evolução da doença o diagnóstico precoce e o tratamento são cruciais, por isto, é fundamental ser acompanhado por um médico infectologista especialista na doença com todo o rigor.
Peço desculpa a todos, mas preciso de partilhar isto para ajudar uma ou duas pessoas. O que mais posso dizer sobre ele? Hoje estou igualmente muito grato ao Dr. Water, pois finalmente estou curado da doença do VIH que me consumia há mais de um ano e seis meses. Depois de procurar diferentes meios para me curar, mas nada parecia resultar, eis que hoje posso corajosamente levantar-me e testemunhar ao mundo em geral que, com a ajuda da fitoterapia, recuperei e estou novamente saudável em apenas algumas semanas, após ter contactado um grande herbalista, através da ajuda de um blogue que fala sobre a cura do VIH. Há algumas semanas, vi um artigo de uma senhora a explicar como foi…