Perguntas Frequentes sobre HIV e AIDS
- Dr. Rafael Malta
- 19 de jul. de 2024
- 3 min de leitura
Atualizado: 31 de jul. de 2024

Nesta Publicação, separei as dúvidas mais frequentes. Segue então, uma série de dúvidas respondidas sobre o HIV.
HIV e AIDS são a mesma doença? Qual a diferença entre HIV e AIDS?
O HIV é um vírus que ataca os glóbulos brancos do corpo. Se não for tratado, o HIV pode se desenvolver em três estágios. A AIDS refere-se ao estágio 3 do HIV, que é o estágio final e mais grave.
Como lidar com o status de HIV positivo?
Uma pessoa com status de HIV positivo deve falar com um médico para obter tratamento o mais rápido possível. Embora não haja cura para o HIV, o tratamento precoce pode ajudar a impedir que o vírus progrida e se espalhe e melhorar a qualidade de vida de uma pessoa.
Quanto tempo você pode viver com HIV sem saber?
Aproximadamente 13% das pessoas com HIV não sabem que o têm. Algumas pessoas podem não apresentar nenhum sintoma durante o primeiro estágio do HIV. No entanto, dois terços das pessoas com HIV desenvolvem sintomas semelhantes aos da gripe 2 a 4 semanas após contrair o vírus.
Ter HIV é grave?
Sim, o HIV é sério, mas o tratamento pode ajudar a controlá-lo. O HIV destrói os glóbulos brancos do corpo e reduz sua capacidade de combater outras infecções e doenças. Se não for tratado, o HIV pode levar a complicações graves e evoluir para o estágio 3 do HIV, que é fatal.
Quais são os primeiros sinais e sintomas do HIV?
Os primeiros sintomas do HIV podem variar. No entanto, alguns dos primeiros sinais e sintomas do HIV podem incluir febre, suores noturnos, dores musculares e erupções cutâneas. O HIV é um vírus que ataca o sistema imunológico. Pode enfraquecer a imunidade de uma pessoa a ponto de seu corpo ter dificuldades em combater infecções e doenças.
Se uma pessoa recebe tratamento para o HIV após o diagnóstico precoce, é menos provável que desenvolva complicações mais graves.
Quem é mais provável de pegar HIV?
Historicamente, o vírus afeta desproporcionalmente grupos marginalizados, entre aqueles com diagnóstico. Por exemplo, negros e afro-americanos representam cerca de 40% das pessoas que vivem com HIV, apesar de representarem apenas 13% da população dos EUA em 2019.
Enquanto isso, os hispânicos e latinos representam cerca de 25% das pessoas que vivem com HIV, enquanto apenas 18,5% da população. A taxa de novas infecções por HIV entre mulheres negras é 11 vezes maior que a taxa de mulheres brancas e quatro vezes maior que a de mulheres latinas.
Da mesma forma, as pessoas transgênero representam cerca de 2% dos novos diagnósticos de HIV e, entre elas, a maioria são negros ou afro-americanos.
Uma pessoa nunca deve confiar apenas nos sintomas para determinar se tem HIV. A única maneira de saber com certeza é fazer testes. O teste precoce pode ajudar alguém a receber tratamento eficaz e prevenir a transmissão para outras pessoas.
É imprescindível uma avaliação médica para analisar os testes e determinar o correto diagnóstico e tratamento.
Como o HIV afeta o organismo?
O HIV ataca o sistema imunológico. Ele ataca especificamente as células CD4, um subtipo de um grupo de células T. As células T ajudam o corpo a combater infecções. Sem tratamento, o HIV reduz o número de células CD4 no corpo, aumentando o risco de uma pessoa contrair infecções.
Se o HIV progredir para o estágio 3 - AIDS, uma pessoa terá uma chance maior de desenvolver várias complicações, incluindo um risco aumentado de desenvolver certos tipos de câncer e infecções oportunistas.
Os sinais diferem entre os gêneros?
Muitos sintomas do HIV se apresentam independentemente do sexo biológico. No entanto, pessoas com vaginas que vivem com HIV correm um risco maior de infecções fúngicas vaginais.
As pessoas que vivem com HIV correm maior risco de infecções sexualmente transmissíveis (DSTs), independentemente do sexo ou gênero.
Quanto tempo leva para apresentar sintomas de HIV?
Os médicos chamam o primeiro estágio do HIV de infecção aguda pelo HIV. Nas primeiras semanas após a infecção, as pessoas têm grandes quantidades de HIV no sangue e podem facilmente espalhá-lo para outras pessoas.
Os primeiros sintomas do HIV podem se desenvolver dentro de 2 a 4 semanas após a infecção, mas algumas pesquisas sugerem que pode levar até 10 meses.
Os sintomas semelhantes aos da gripe são os sintomas mais comuns na fase aguda do HIV, também conhecida como síndrome retroviral aguda.
A única maneira de uma pessoa saber com certeza se tem HIV é fazer um teste de HIV.
Peço desculpa a todos, mas preciso de partilhar isto para ajudar uma ou duas pessoas. O que mais posso dizer sobre ele? Hoje estou igualmente muito grato ao Dr. Water, pois finalmente estou curado da doença do VIH que me consumia há mais de um ano e seis meses. Depois de procurar diferentes meios para me curar, mas nada parecia resultar, eis que hoje posso corajosamente levantar-me e testemunhar ao mundo em geral que, com a ajuda da fitoterapia, recuperei e estou novamente saudável em apenas algumas semanas, após ter contactado um grande herbalista, através da ajuda de um blogue que fala sobre a cura do VIH. Há algumas semanas, vi um artigo de uma senhora a explicar como foi…