top of page

Erisipela na perna: qual o tratamento?

  • Foto do escritor: Dr. Rafael Malta
    Dr. Rafael Malta
  • 31 de jul. de 2024
  • 2 min de leitura

Atualizado: 17 de ago. de 2024

perna vermelha, dolorosa,

Feridas na pele são sempre um risco para entrada de microrganismos que podem causar doenças infecciosas, como a Erisipela e a Celulite.


A erisipela é uma doença infecciosa causada por bactérias que comumente habitam a nossa pele, que quando rompida, por um trauma, machucado, ou fragilidade pela idade ou alguma doença, favorece a entrada destes microorganismos que podem causar infecções como a erisipela e a celulite, que são ambas, infecções da pele, porém, a celulite tende a acometer planos mais profundos da pele.


Paciente com imunidade baixa, como portadores de câncer, diabéticos ou doenças auto-imune tem maior chance de desenvolver esta infecção e que ela evolua de forma mais grave. Idosos, devido comprometimento imunológico da senilidade e fragilidade da pele, também estão entre os principais envolvidos.


É preciso portanto evitar as causas, controlar a saúde e os hábitos devida para evitar a doença e também, caso aconteça, favorecer que ela não avance de forma grave.


Os sintomas são principalmente, dor, vermelhidão, inchaço e calor no membro acometido. Pode ser que curse com febre principalmente em pessoas com imunidade mais baixa. Normalmente, acomete braços ou pernas, mas pode acontecer em outras partes.


Formas mais extensas e bolhosas podem acontecer e merecem atenção.


O diagnóstico é feito por um médico e portanto, o tratamento também será instituído por ele. O infectologista é o especialista em doenças infecciosas capaz de diferenciar as formas e de propor o tratamento mais adequado.

O tratamento é feito basicamente com comprimidos de antibióticos, porém, dependendo das doenças que você já possui e da extensão da doença, o médico pode indicar internação hospitalar para medicações venosas para evitar que a infecção avance de forma ameaçadora a vida.


Se o tratamento não estiver respondendo dentro dos 3 primeiros dias, é muito importante buscar atendimento médico, de preferência especializado para reavaliar a conduta e adequar o tratamento.



 
 
 

Comentários


Dr. Rafael Malta
Médico Infectologista

ESPECIALISTA EM DOENÇAS INFECCIOSAS
CRM-ES 13040 • RQE 11062

Local de atuação:

Hospital Evangélico de Vila Velha

Rua da Fraternidade

Alecrim - Vila Velha/ES

CEP 29118-060

🚗 Estacionamento Gratuito

+55 27 99511-8090

drrafaelmalta@gmail.com

© 2024 InfectoCare Soluções em Infectologia - CNPJ: 40.129.028-0001/48

bottom of page