Diagnóstico – Quais os exames ou testes utilizados para diagnosticar o HIV?
- Dr. Rafael Malta
- 17 de jul. de 2024
- 1 min de leitura
Atualizado: 31 de jul. de 2024

Os médicos lançam mão do teste rápido em sua maioria para o diagnóstico simples e rápido do HIV. Com um simples gota de sangue é possível obter o resultado em até 20 minutos, ainda no consultório.
Há um período de tempo entre a exposição ao HIV e quando um teste pode detectá-lo. Isso é conhecido como a janela imunológica. O período pode variar entre as pessoas e o tipo de teste usado para detectá-lo.
Testes de anticorpos: testam anticorpos coletando sangue de uma picada no dedo (Amostra de sangue obtida por punção venosa, amostras de fluido oral também são possíveis). Eles podem detectar o HIV em uma amostra de sangue 18 a 90 dias após a exposição.
Os profissionais de saúde podem testar o sangue de uma pessoa para anticorpos contra o HIV. Como alternativa, as pessoas podem usar kits de teste em casa. Sempre que um teste for positivo, um teste confirmatório deverá ser realizado!
Qualquer pessoa que pense que pode estar em risco de contrair o HIV pode fazer um teste rápido. Se os resultados do teste forem negativos, o médico geralmente recomenda fazer outro teste dentro de algumas semanas.
Se uma pessoa acha que teve exposição ao HIV nas últimas 72 horas, ela deve conversar com um profissional de saúde sobre a profilaxia pós exposição (PEP), um tratamento preventivo.
O teste para HIV pode ser feito no ambiente de consultório durante o atendimento médico. Por isso, é de suma importância ser avaliado por um médico infectologista para tal avaliação e orientações importantes para o cuidado de Sua Saúde.
Peço desculpa a todos, mas preciso de partilhar isto para ajudar uma ou duas pessoas. O que mais posso dizer sobre ele? Hoje estou igualmente muito grato ao Dr. Water, pois finalmente estou curado da doença do VIH que me consumia há mais de um ano e seis meses. Depois de procurar diferentes meios para me curar, mas nada parecia resultar, eis que hoje posso corajosamente levantar-me e testemunhar ao mundo em geral que, com a ajuda da fitoterapia, recuperei e estou novamente saudável em apenas algumas semanas, após ter contactado um grande herbalista, através da ajuda de um blogue que fala sobre a cura do VIH. Há algumas semanas, vi um artigo de uma senhora a explicar como foi…